Direito Bancário

É um ramo do Direito Empresárial, conceituado pelos livros especializados em Direito Bancário da seguinte forma:

"Ramo do Direito Empresarial, incrustado no segmento do Direito Privado, pela qualidade das partes, cujas relações regula, o Direito Bancário, por outro lado, impregna-se de acentuada conotação pública, dada a importante repercussão, no interesse coletivo, do exercício da atividade bancária, atualmente sob controle estatal. Com efeito, o Estado mantém hoje órgãos encarregados de 'formular a política da moeda e do crédito, objetivando o progresso econômico e social do País' (v. art. 2º, parte final, da Lei n. 4.595, de 31-12-1964)."

ABRÃO, Nelson. Direito bancário / Nelson Abrão. – 17. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018. Pág. 21.

Dito isto, o Direito Bancário se comunica com diversas áreas do direito além do ramo Empresarial, como o Direito Econômico (devido a sua natureza financeira), Direito Público (por se tratar de instituições regidas pelo Estado) e os Direitos e Tratados Internacionais que regem as relações internacionais de comércio.

Assim, o escritório MENESES ADVOGADOS está completamente preparado para atender quaisquer demandas na área em questão, já que possui, na figura de seu CEO, um grande especialista em direito bancário, haja vista sua extensa experiencia na área, tanto prática, quanto jurídica.